Técnicas e Aplicações

Tratamento de Fissuras Mamárias

Fissuras Mamárias - Tratamento com Laser

A amamentação é um momento mágico para a mãe e para o bebê. Além de todos os benefícios nutricionais e motores que a amamentação traz, o vínculo estabelecido entre mãe e filho são muito importantes para sua formação emocional.

O início da amamentação, no entanto, pode ser um tanto conturbado e algumas mamães podem apresentar desconforto, fissuras, dor e sangramento nos mamilos. Esta condição não é normal e pode ser revertida principalmente através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.

O tratamento com Laser de baixa intensidade, ou Laserterapia, tem sido utilizado com sucesso no tratamento de feridas. Em mamilos lesionados, a Laserterapia entra como coadjuvante no tratamento por promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o restabelecimento da amamentação. A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 sessões são necessárias e, quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica.

Fissuras Mamárias - Prevenção com Laser

A laserterapia pode ser utilizada para prevenir rachaduras nos mamilos se realizada no pós parto. A luz laser auxilia a “calejar” o mamilo aumentando a resistência da pele. O efeito secundário é o estímulo na produção de leite, tão desejado por muitas mamães!!